Freio ABS e a Física. Você está em: Física à sua volta > Freio ABS e a Física Uma importante aplicação da Mecânica (parte da Física que trata do movimento e suas causas), é a força de atrito. Quando um motorista percebe um obstáculo à sua frente, ele instintivamente pisa nos freios do veículo, confiando que o atrito entre as rodas e o piso vão garantir que o carro pare.
O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System  Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto. O espaço de frenagem, espaço necessário para que o veículo possa parar, é significativamente reduzido com o uso de freios ABS, o que torna esse tipo de equipamento mais.
5/29/2015 · Como funciona o sistema de freios ABS ? Acompanhe-nos também no Facebook, Instagram e Telegram: @mecanicadescomplicada Para contatos comerciais e parcerias, e…
Obrigatório desde janeiro de 2014 em todos os carros no Brasil, o sistema de freio ABS é um item de extrema importância, garantindo a segurança de motoristas diariamente. O ABS chegou ao Brasil em 1991, junto ao Volkswagen Santana, e logo em seguida ao Chevrolet Omega. Antes do uso obrigatório, em 2012/13, apenas 40% dos carros possuía o sistema antitravamento equipado no Brasil.
2/10/2018 · Explicando um pouco melhor o funcionamento do freio ABS, o sistema executa três procedimentos principais: o aumento, a manutenção e a redução da pressão do fluído de freio. Isso significa que, quando o freio é acionado, o atrito com a pista e a carga aplicada sobre os pneus vão determinar em que grau de facilidade o sistema vai bloquear as rodas .
Em poucas palavras, ABS é uma sigla que significa  anti-lock braking system  ou  sistema de freios antitravamento, em tradução livre do inglês. A função do sistema ABS é fazer justamente o que nome sugere: evitar que as rodas do veículo, durante uma frenagem de emergência, sofram um travamento.
Por isso, foi inventado o Sistema de Freio Antitravamento, ou Anti-lock Braking System , em inglês. Antes que a tecnologia fosse implementada, pilotos de corrida e motoristas mais experientes faziam uso da técnica de bombear os freios , que segue a mesma lógica do freio ABS .
